Notícias

PNI adota dose única para a vacinação de pessoas de 9 a 14 anos de idade contra o HPV

O Ministério da Saúde anunciou que a vacina HPV passará a ser oferecida em dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. A mudança, segundo a pasta, segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), bem como evidências de que, em ambientes de alta cobertura vacinal, a dose única proporciona, para pessoas sem imunossupressão, níveis de proteção contra o câncer de colo do útero semelhantes aos conferidos por duas ou três doses.

Para os demais públicos contemplados pelo PNI, não há mudanças. Vítimas de violência sexual devem receber duas doses, caso tenham entre 9 e 14 anos, ou três doses, caso tenham de 15 a 45 anos. Indivíduos convivendo com HIV/Aids; pacientes oncológicos em quimioterapia e/ou radioterapia e transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea recebem três doses, independentemente da idade.

A Nota Técnica sobre a atualização nas recomendações também informou que a vacina HPV será disponibilizada para pessoas com diagnóstico de papilomatose respiratória recorrente (PRR), independente da faixa-etária, com esquema próprio para a idade, ainda a ser definido.

Além disso, o PNI realizará estratégia de resgate de adolescentes não vacinados com idade até 19 anos, 11 meses e 29 dias. A ação, a depender da disponibilidade de doses, será iniciada pela Região Norte, que tem a menor cobertura vacinal para a vacina HPV e a maior mortalidade por câncer de colo de útero.

Leia a Nota Técnica.